Falta de rotina no trabalho? 5 dicas para te ajudar

Se tem uma coisa que não muda na vida de quem é autônomo, trabalha sozinho ou faz home office é a tentativa de organizar a rotina e muitas vezes o fracasso dela. Por isso, preparamos algumas dicas que vão te ajudar a organizar sua rotina e melhorar o seu fluxo de trabalho.

5 dicas de como organizar rotina de trabalho:

1- Determine prioridades
Suas tarefas diárias e as que você recebe no decorrer do dia devem ser classificadas em:
Urgentes: Aquelas que possuem um curto prazo para serem entregues.
Importantes: Que demandam tempo para serem desenvolvidas corretamente.
Circunstanciais: Que podem ser programadas para serem feitas nos próximos dias.
Ao identificar o nível de prioridade das tarefas, você consegue focar seus esforços em uma de cada vez e concluí-las com mais eficiência, sem ficar fazendo um pouco de cada e no fim do dia ter a sensação de não ter feito nada!

2- Planeje-se
Complementando a dica 1, a dica 2 serve para as tarefas que você já sabe que terá que fazer. O ideal é designar no máximo 2 tarefas importantes por dia, ainda mais se você sabe que durante o dia o fluxo de novas entradas é constante!
Assim, você consegue focar nessas tarefas e dar atenção às demandas que entram sem o sentimento de que as tarefas estão atrasando. Essa organização pode ser feita no início da semana, desse modo, você poderá trabalhar tranquilamente e estar preparado para lidar com os imprevistos, caso eles apareçam.
O planejamento deve ser checado diariamente. Confira quais são as atividades que deverão ser concluídas naquele dia e anote o tempo gasto em cada uma delas. Essa é uma maneira inteligente de se programar caso a tarefa seja repetida em outros dias da semana.

3- Escolha uma ferramenta
Para criar esse planejamento, você precisa de uma ferramenta para te auxiliar. Sem isso, fica mais difícil a organização.
Aqui na Guarda Brasil, escolhemos alguns apps como:
➡️ O asana é ótimo para centralizar tarefas e projetos, ele permite designar tarefas para membros da equipe e colocar a orientação de cada tarefa, além de upar arquivos necessários e controlar o processo dos projetos.
-
➡️ O Todoist também serve para controle de tarefas, mas é mais limitado, não permitindo uma descrição do que deve ser feito, serve mais como check-list, ideal para fluxo de ideias ou demandas que vão entrando ao longo do dia e você precisa organizar depois!
-
➡️ O Google Drive é um aliado e tanto na construção de documentos e compartilhamento dos mais diversos arquivos e históricos. O mais bacana é a possibilidade de fazer ajustes e construir o texto, editar apresentações em tempo real de forma colaborativa com os colegas de trabalho, estando em qualquer lugar.
-
➡️ O Toggl é uma ferramenta de monitoramento do tempo dispensado em cada tarefa, uma maneira de medir e estipular prazos mais coerentes para cada processo 😉. Além de ser uma mão na roda quando é preciso comprovar horas trabalhadas em cada projeto!

4- Estabeleça horários para organizar sua rotina de trabalho
Ter horário é essencial para organizar a rotina, principalmente para quem trabalha em casa e pode ser mais difícil separar as coisas. Se você iniciar o expediente já pensando nas horas extras que você pode utilizar para concluir suas tarefas, seu dia com certeza não será produtivo.
Além disso, os horários ajudam a equilibrar a vida pessoal e profissional, diminuindo o sentimento de que poderia estar trabalhando ainda.

5- Organize seu espaço
Manter a sua mesa e seu espaço de trabalho em ordem é fundamental para organizar a sua rotina de trabalho. Estima-se que uma pessoa gasta 50 minutos de um dia à procura de informações. Então, mantenha documentos, papéis, revistas e livros organizados.

Para isso, utilize gavetas, armários, caixas e etiquetas (elas são importantes) para te ajudar a encontrar o material que você precisa com facilidade. Uma solução para isso é armazenar documentos e outros materiais que não são usados no dia a dia em um depósito, assim você pode liberar espaço.

Por fim, você precisa colocar tudo isso em prática! Para facilitar, vai uma dica: estabeleça metas. Assim, aos poucos, você conseguirá organizar sua rotina de trabalho e administrar seu tempo para tornar o seu dia produtivo.


Fonte: https://www.siteware.com.br/

 

Agradecemos seu contato. Something went wrong, please try again later. Please enter a correct Captcha answer.