Dicas de como organizar a loja física para o final do ano

por Guarda Brasil

Final de ano chegou e você já deve estar preparando a loja para o natal, correto? Por isso, selecionamos algumas dicas para otimizar o seu espaço físico e organizar melhor sua loja, para que o cliente se sinta mais à vontade!

Comece pela vitrine

O primeiro contato que o cliente tem com a sua loja é a vitrine. Portanto, é por ela que você deve começar a organização. Uma vitrine muito apagada pode passar batida para quem está naquela correria de final de ano. Por outro lado, um espaço com muitas informações, cores e produtos pode transmitir uma imagem de bagunça.

A vitrine deve ter informações e produtos na medida certa. Coloque em evidência aqueles itens que, potencialmente, servem como presentes de Natal, por exemplo.

Faça uma decoração que remeta a essa época do ano, mas cuidado com os exageros: o Natal já é uma época de extravagâncias em termos de cores e elementos. Não tente mostrar que você tem mais adereços do que o seu concorrente.

Som ambiente

Você pode disponibilizar uma música para o cliente no interior da loja, isso deixa o ambiente mais agradável, mas cuidado com o volume e com o tipo de música. O ambiente da sua loja deve ser convidativo para que o cliente sinta vontade de permanecer mais tempo lá dentro, escolhendo com calma os produtos que vai adquirir.

Locais com música muito alta tendem a ser desagradáveis. Com ritmos pesados então, pior ainda. O cliente tende a sair correndo da sua loja por não conseguir a tranquilidade necessária para fazer as suas compras.

Estabeleça uma “zona quente” para o seu negócio

Toda loja tem as chamadas “zonas quentes” e “zonas frias”. As primeiras referem-se às áreas da loja que são rapidamente percebidas pelo consumidor. Já as segundas são os espaços menos frequentados. Resumindo:

Zona quente: é o local onde o consumidor costuma ir primeiro. Geralmente, está localizada à direita da entrada da loja;
Zona fria: são as áreas que o consumidor geralmente não percorre ou não percebe.

Se você ainda não sabe onde é a área quente do seu negócio, comece a observar o local que os clientes olham primeiro, logo na entrada. Além disso, perceba qual é o caminho que eles costumam percorrer e qual é o menos frequentado.

Feito isso, distribua nas “áreas quentes” os lançamentos e os produtos de destaque ou com boa margem de lucro. Nesse momento, não se esqueça de deixá-los na altura dos olhos e acessíveis às mãos do consumidor. Já nas “áreas frias”, coloque itens menos importantes.

Estoque de produtos

Cuidado para não oferecer o que não tem. Parece uma dica óbvia, mas como o final de ano é uma loucura o estoque pode não ser atualizado com frequência e você pode estar ofertando um produto com pouca numeração ou sem estoque.

Uma boa dica é a organização do estoque e sua gestão de forma correta. Muitas vezes falta espaço para uma setorização mais completa e uma boa pedida é liberar espaço armazenando em um box aqui na Guarda Brasil, objetos e documentos que não são relevantes no dia a dia da loja, principalmente no final de ano. Aqui você pode fazer a locação de um espaço somente por 1 mês.

 

Gostou? Entre em contato com uma de nossas unidades e solicite um orçamento!


Fonte: Linea Brasil

Agradecemos seu contato. Something went wrong, please try again later. Please enter a correct Captcha answer.