Bem estar e a organização da casa: rotina de autocuidado

Quem aqui já fez aquela faxina e depois admirou a sensação de limpeza no ar, sabemos quanto isso faz bem a nossa saúde mental e bem estar.
A crescente de influencers de organização do lar influencia as pessoas a adotar a limpeza como mais um ritual de bem-estar e um ato de autocuidado. Limpar e arrumar a casa é visto como uma prática consciente e uma ferramenta para combater a ansiedade, pois cria uma sensação de clareza e nos ajuda a alcançar a paz de espírito.

A organização também gera economia de dinheiro. Sabe quando bate preguiça de cozinhar só porque a cozinha está bagunçada e você acaba pedindo um delivery? Isso não vai acontecer caso esse cômodo esteja aconchegante.
Já que o assunto é bem estar, manter o lar organizado, também reduz a ansiedade e baixa os níveis de estresse. Mas não precisa fazer faxina sempre, afinal, a rotina já é pesada, mas se fizer um pouco todo dia e manter a limpeza, dificilmente vai acumular trabalho.

Quando a casa está bagunçada, é comum, antes de sair, procurar algum objeto e ficar maluca com o sumiço. No entanto, quanto mais arrumada a casa está, menos chance de acontecer. É praticidade para você viver a vida com mais leveza e felicidade. O que vai fazer a sua produtividade aumentar e sua saúde mental melhorar.

Uma dica para quem quer se aventurar e não sabe como começar, a série Ordem na Casa, com Marie Kondo da Netflix, traz diversas dicas práticas quando o assunto é organização, inspirada no livro A mágica da arrumação – A arte japonesa de colocar ordem na sua casa e na sua vida.

A série provocou nas pessoas o desapego de qualquer objeto “que não desperte alegria”. A fórmula é simples e profunda: a ação reconfortante e repetitiva de limpar a casa, bem como o espaço organizado, pode nos ajudar a obter uma sensação de calma e controle sobre o ambiente em que vivemos.

Vamos começar?

Fonte: Revista Casa e Jardim

Agradecemos seu contato. Something went wrong, please try again later. Please enter a correct Captcha answer.